IMA - Imagens Médicas Avançadas - Exames

Ressonância Magnética



É um exame relativamente novo, que permite ao médico radiologista examinar e diagnosticar doenças em diferentes partes do corpo humano. Ele utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. O exame é bastante simples e sem efeitos colaterais.

O que acontece antes do exame?
Antes do exame, você será entrevistado ou responderá a um questionário, com informações sobre tudo o que for importante. Traga com você os resultados de exames anteriores e filmes, se houver.

Crianças recém-nascidas, pacientes pouco cooperativos ou ainda pessoas com claustrofobia (aversão a ambientes fechados) poderão receber algum tipo de sedação ou anestesia. Se for necessário, poderá receber durante o exame uma injeção de contraste na veia.

Informações importantes
Para sua completa segurança, algumas informações são necessárias:

• Você tem algum metal no corpo?
• Você pode permanecer deitado em posição horizontal sem se movimentar por um período médio de 20 minutos?
• Você é portador de Marca-passo cardíaco? Clips de aneurisma cerebral? Implantes metálicos? Implantes eletrônicos? Neuroestimuladores?
• Você suspeita de gravidez?
• Você se submeteu a alguma cirurgia nos últimos 6 meses? De que tipo?
Se você respondeu sim a alguma dessas questões, ou tiver alguma dúvida, converse com o profissional da clínica antes da realização do exame para os devidos esclarecimentos.

O que acontece durante a realização do exame?
Você ficará deitado confortavelmente numa cama que deslizará para dentro do aparelho. Durante o exame, você será monitorado e observado por câmeras de vídeo e poderá conversar e ouvir as instruções do médico responsável. O aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens.

Procure ficar imóvel nesse momento. Tampões de ouvido poderão ser utilizados se necessário. O tempo médio é de 20 a 30 minutos, porém, alguns exames mais complexos podem levar mais tempo.

O técnico ou o médico o manterá informado sobre a qualidade do exame e o tempo que resta para finalizá-lo.

Sobre o resultado
O resultado será fornecido o mais rápido possível para que você o encaminhe a seu médico. Lembre-se de que o exame de Ressonância Magnética não responde a todas as perguntas, mas é, sem dúvida, moderno, inofensivo, indolor e, muito provavelmente, apontará a solução do seu problema.

Após o exame
Você estará apto a reassumir suas atividades diárias normais. Se houve injeção de contraste, este será eliminado de seu corpo dentro de 24 horas.

Fonte: Associação Paulista de Medicina - http://www.apm.org.br/

Tomografia Computadorizada Helicoidal



A Tomografia Computadorizada é um exame realizado por meio de raios X. O aparelho produz imagens por computador, a partir das quais os médicos podem detectar alterações e determinadas doenças no interior do corpo. O exame produz pequena quantidade de radiação, que não causa prejuízo ao paciente.

Preparo do exame
Ao marcar o exame, você será informado de algum preparo especial, dependendo do tipo solicitado por seu médico. Por exemplo, você poderá ter que fazer o exame em jejum ou tomar alguma substância de contraste iodada ou baritada na noite anterior ou horas antes, dependendo da região do corpo a ser analisada. Siga as instruções corretamente!

Importante
Para sua segurança e para que o exame seja melhor analisado, você deverá informar ao médico:

• Se tem alguma alergia.
• Se tem algum problema renal.
• Se é diabético e toma medicamento.
• Se julga estar grávida.
• Se comeu ou bebeu antes do exame.

Durante o exame
Se necessário, você será instruído a vestir uma roupa adequada. Dependendo do tipo de exame, pode ser aplicada uma injeção de contraste derivado de iodo, mas você será bem orientado pelo técnico ou médico responsável.

Você vai se deitar em uma espécie de maca, que desliza para dentro de um tubo, de onde saem os raios X que irão obter as imagens internas do seu corpo.

Você será informado quando deve prender a respiração por alguns segundos para que as imagens sejam obtidas. O tempo do exame depende do órgão a ser examinado.

Após o exame
O médico radiologista examinará os filmes de seu exame e emitirá um relatório com os resultados para seu médico. Depois do exame, você poderá voltar à sua dieta e atividades normais. Toda substância de contraste injetada em seu corpo será eliminada, no máximo, em 24 horas, sem ocasionar problema algum.

Lembre-se:

• O exame de tomografia computadorizada é um dos mais completos na área de diagnóstico por imagem.
• O exame é totalmente indolor, portanto, tente relaxar. O tubo é aberto em cima e embaixo. Você não estará fechado.
• Seguindo as instruções do médico ou técnico, o seu exame será rápido e preciso!

Fonte: Associação Paulista de Medicina - http://www.apm.org.br/

Ultrassonografia



O que é ultrassonografia?
A ultrassonografia é um método diagnóstico amplamente utilizado e financeiramente viável usado para avaliar órgãos, tecidos moles e fluxo sanguíneo. Trabalha por ondas sonoras de alta freqüência enviadas ao corpo por um transdutor pressionado contra a pele do paciente. Este transdutor também recebe as ondas sonoras refletidas do tecido e sangue como um eco. Estes ecos são convertidos pelo ultra-som em imagens de tempo real que podem ser vistas no monitor ao lado do paciente.

O que acontece durante o exame de ultrassonografia?
Para melhorar a qualidade da imagem, um gel inócuo, inodoro e hidrossolúvel é aplicado sobre a pele onde o transdutor é colocado. O paciente pode sentir uma sensação de frio e umidade no momento do exame, mas o gel é completamente removido no final.

Os pacientes geralmente deitam-se em uma cama hospitalar ou mesa de exame para o exame de ultrassonografia. Durante o procedimento, é normal sentir uma leve pressão ou vibração do transdutor, o que não é doloroso. As luzes do ambiente são algumas vezes apagadas para reduzir o brilho e melhorar a visualização das imagens na tela. Mudanças na posição do corpo algumas vezes são necessárias a fim de obter imagens melhores.

A ultrassonografia diagnóstica tem se mostrado muito segura nos últimos anos de uso clínico e não há efeitos prejudiciais associados a ela.

Quanto tempo demora um exame?
Os exames de ultrassonografia são realizados por especialistas treinados. O tempo de exame varia de poucos minutos a uma hora dependendo da informação diagnóstica necessária.

Fonte: http://www.bayerpharma.com.br/pt/areas-terapeuticas/tecnicas-imagem/radiologia-meios-contraste/ultrassonografia/index.php

Mamografia Digital



A mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.

Esse exame é extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres na pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.

Importância do exame
A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura. Uma em cada 10 mulheres vai desenvolver câncer de mama em sua vida!

• A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente.
• A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama.

Não se esqueça: A mamografia é o único exame que pode detectar câncer de mama no início!

Antes do exame
Marque o exame, de preferência, para a semana após a sua menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Se tiver feito mamografia anteriormente, não se esqueça de levá-la, no dia do exame, para comparação. Não use creme, talco ou desodorante antes do exame.

Importante
Para sua segurança e para obter melhores resultados com o exame, informe à técnica ou ao médico:

• se há suspeita de gravidez;
• se tem implantes nos seios;
• se tem cicatrizes nas mamas;
• se já fez biópsia ou alguma cirurgia na mama;
• se está amamentando.

Durante o exame
A técnica vai ajudar a posicionar sua mama sobre um suporte, para que as imagens possam ser obtidas. O exame pode ser um pouco desconfortável, pois há necessidade de se comprimir a mama para uma boa resolução.

Você deve segurar o ar por alguns segundos, enquanto o técnico aperta o botão para tirar a radiografia. O mesmo procedimento será realizado na outra mama. O câncer de mama é curável, desde que seja detectado no início!

Há riscos de radiação?
Nos últimos anos, ocorreram muitos avanços na mamografia. Com a utilização dos modernos aparelhos de alta resolução, a dose de radiação é muito pequena e não causa prejuízo à saúde.

Após o exame
O médico radiologista vai examinar as radiografias e emitir um relatório para o seu médico, que, posteriormente, irá conversar com você sobre os resultados. Cuide da sua saúde para preservar uma boa qualidade de vida e o bem estar de todas as pessoas que você ama.

Quando fazer o exame
Entre 35 e 40 anos: uma mamografia de base.

Acima de 40 anos: uma mamografia anual, de acordo com recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e o quadro clínico da paciente.

Fonte: Associação Paulista de Medicina - http://www.apm.org.br/